sábado, 26 de julho de 2008

Pausa pro chá

Antes de continuar com a confraternização universal, faço uma pausa para duas observações.

1- Ah! Enquanto atualizava o blog ontem a noite, fui interrompida pelo jantar. Estava faminta, já que tinha almoçado cerejas! (não sintam pena, foi uma caixa de cerejas recém colhidas, grandes e lustradas. E eu adoro cerejas!). Enfim, continuando o comentário gastronomicamente-cultural-enriquecedor, jantei fish and chips! Sim, sei que são batatas, mas fiquei tão feliz. A Susan comprou para mim e para a japa-girl. Claro que há o lado folclórico por trás disso tudo, mas eu realmente gostei. É um pouco gorduroso. Ok, um pouco mais que um pouco gorduroso, mas saboroso! E o peixe, divino! (como diria mamãe).

2- Apresento-lhes Borat!


*korean-gesto-para-fotos


Essa é a coreana-girl de 20 anos aqui e 22 na Coréia (só faço amizade agora com gente da minha idade!). Tiramos essa foto na sexta passada numa das ruas do Temple Bar, sempre. Aliás, esse dia foi engraçado. Conversamos pela primeira vez com um irlandês-super-irlandês-e-caipira. Ele morava numa fazenda perto de Dublin, então imagina a facilidade que foi em entendê-lo. Até o "oi" foi díficil! O momento universal foi "Ronaldinho". Sim, todos tem a mesma reação por aqui. Depois de duvidarem sobre minha nacionalidade, ficarem incrédulos e tudo mais, o próximo assunto é sempre futebol: Ronaldinho e o Big Phil (que é como eles chamam o Felipão aqui). Só que ninguém consegue falar Ronaldinho como um coreano. Ponto para eles!


Foto momento nada a ver
(essa é uma pontinha principal que todos usam, a iluminação é linda. Usam as cores da bandeira irlandesa. Eu gosto dela. É só para pedestre e fica ao lado do Temple Bar, na verdade é um dos acessos a ele. Postei pq passei por ela esse dia (e?) e estava junto na minha pasta de imagens. Quis compartilhar!)

beijos pausados,
Ellen

*korean-gesto-para-fotos: talvez seja algum sinal característico para identificar o bando. Já que esse post fala sobre nada e sobre tudo, aproveito para falar sobre o significado desses dois dedinhos em riste sob o ponto de vista irlandês. Se você não tem a natureza rude, jamais gesticule dessa maneira por aqui. Erguer dois dedos nessa posição possui o mesmo significado que erguer o nosso dedinho do meio aí no Brasil. Para essa foto, vou considerar o significado universal (usado tanto no Brasil quanto na Coréia) do paz e amor. Ficaria chateada se não fosse.

P.S.- Só fazendo mais uma observação para quem tiver interesse em saber. O fish and chips é um prato típico inglês, mas abocanhado pelos irlandeses devido sua história de proximidade, vamos assim dizer. O peixe é enorme e empanado, mas de maneira diferente do Brasil. E as batatas, são fritas! Claro! Só que são mais grossas, bem mais grossas. Muito boas, diga-se de passagem. Já ouvi dizer que há quem os sirva embrulhados em jornal, mas o que comi estava cada coisa embrulhada em um saquinho aparentemente limpo, para minha tranquilidade. Diz a lenda, que os irlandeses costumam comer isso após ir aos pubs. Ou seja, seria como nosso pastel de feira daí de Jaú, só que com um pouco mais de sustância. As lojas que vendem são chamadas de Chip Shop (gosto de falar esse nome) e as mais antigas foram fundadas por italianos vindo de pequenas vilas para trabalhar aqui. Vai entender!

P.S.2 - Ia continuar a escrever aqui, mas não está mais chovendo. Logo, vou passear. Mais tarde continuo...

5 comentários:

  1. Ellen gostei da Borá,ela parece legal.Matei saudades pela foto.A ponte realmente é muito linda.Beijos mil.

    ResponderExcluir
  2. Será que é uma atriz contratada??? Ou Borat existe de verdade???

    Esse gesto é muito comum no Japão entre as menininhas "Rebelde" de lá e alguns garotos tb. Veja qualquer desenho juvenil japa que vc vai ver algumas vezes... Normalmente acompanhado de um gritinho MUITO agudo. Acontece aí com os coreanos??? Imagino que pela proximidade cultural e pela força aglutinadora da cultura japonesa em cima da coreana (assim como a americana aglutinadora da japa e coreana tb) eles têm esses lances parecidos.

    Será q a batata é igual eu estou pensando??? Essa tem casca ou não?

    Grave os coreanos falando RONALDINHO pra nós

    beijo

    ResponderExcluir
  3. 1- Mãe,
    Eu também gosto dela. Ela é bem boazinha e legal...

    2- Zezo, depois da minha mãe, v. não consegue ser mais o primeiro!=)
    Hmm, a batata tem cascas sim! Aliás, só como batata assim aqui, inclusive cozida. É ela inteira e com casca no prato, esqueci de comentar. Enfim, acho v. está pensando na mesma batata. Já comi aí antes. De qq maneira, tirarei algumas fotos na próxima vez.
    E japonês rebelde fazendo paz e amor?! Realmente esse povo é esquisito. =) Ah, esqueci de te dizer. Lembra dos tiozinhos que empurram v. para dentro do metrô em Tóquio?! Então, perguntei para a japa-louca-que-me-acorda da minha sala, e eles usam luvas brancas! hahaa...Achei engraçado, enfim...

    beijo

    ResponderExcluir
  4. Pô... eu lembro desse detalhe da luva branca... só que nos guardas de trânsito. Muito parecidos com os empurradores de metrô.

    Só que, além disso, eles ganham uma sessão de oxigênio depois do trabalho...

    Zé Rubens tb é cultura. Dá ou não dá orgulho de ter um amigo com tanta cultura "geral" na onta da língua???

    beijos


    (a cada dia fico mais instigado pelo TEACH YOURSELF: IRISH CONVERSATION. Grave uma conversa com um nativo :D:D:D)

    ResponderExcluir
  5. Super orgulho! Você é praticamente nossa wikipedia... =)

    E eu gravei um videozinho com nativos falando! Assim, não é uma conversa. É um cara num pub dizendo algumas coisas. Boa sorte!

    ResponderExcluir

Faça uma pessoa feliz. Deixe seu comentário!