segunda-feira, 14 de julho de 2008

Cheers!

Como já adiantado no post anterior, quinta-feira passada fui pela primeira vez ao Temple Bar. Para quem não sabe, é uma região aqui (óbvio) onde a concentração de pubs é ainda maior. Fica ao lado do Rio Lifey (rio que divide a cidade ao meio), as ruas são de paralelepípedos (e?) e os carros são sabiamente proibidos lá. Ainda não sei se é por causa do verão (?), mas o negócio vive lotado. Como não cheguei a tempo para encontrar a Borat, fui sozinha. Foi divertidíssimo. Aqui as pessoas são ótimas, então fiz novos amigos e pasmem: europeus! Tá, ok, entre eles um inusitado jordano também. As ruas vivem cheias de gente tocando algum instrumento, e geralmente são todos muito bons. Ou seja, ganha então quem tiver o melhor amplicador (estou aprendendo Zé).
Como era minha primeira vez ali, tinha anseios turísticos. Escolhi então ir beber uma pint de Guiness e escutar irish music num visualmente conhecidinho pub vermelho de esquina. Eu o chamo de red one. Ele está em todos os cartões postais. Na verdade ele segue a linha da criatividade irlandesa e se chama "Temple Bar". Aliás, até eu me perder e ter que pedir informações de como chegar ao Temple Bar, pensava que ele (o pub) era realmente o único e exclusivo Temple Bar. Senti estranheza ao escutar: Ah, v. vai por ali e blá-blá-blá e quando chegar ao pub azul, ali começa o Temple Bar. Como assim?! Será que eles gostam tanto assim da coisa que há um pub feito de outros pubs? Quase isso! É uma vila de pubs. Ou seja, o Temple Bar pub abarganhou o nome. E sim, ele é só mais um no meio da multidão, mas é o red one.


Red One lá pelas 22h (!)

Como em toda a cidade e em todo o resto do mundo, havia milhares de pessoas lá dentro. Logo que v. entra já é possível sentir o cheiro da cerveja. Talvez porque todos estão de boca aberta cantando. Bafo concentrado. Como nos filmes, eles adoram cantar e tenho que confessar que eles são jóias! É tudo muito animado. Cantam, pedem música, dançam (quando há espaço) e batem palmas. Talvez eu aprenda a bater palmas no ritmo, e digo mais, talvez volte craque! =)
Fui ao balcão (só assim que se pede cerveja aqui, nada de champion, little wild, fella e etc. Tudo isso é inútil para chamar garçons. Até mesmo pq acho que eles jamais te ouviriam chamar) e pedi minha primeira pint. Aguardado alguns minutos e tendo visto algumas pints de outras cervejas serem entregues, achei que ele tivesse se esquecido. Num ato de pureza e inexperiência começava a inclinar meu corpo sobre o balcão quando o simpático irlandês murmurou algo como "aqui está" (só palavras chaves nas frases ditas pelos irlandeses). Sim, há todo um demorado processo para tirar a Guiness. Ela é densa e v. precisa esperar ela se acomodar no copo. Quase poético. Ou talvez seja apenas pelo drama e assim manter a fama, não sei. Irei descobrir o quão necessário é. Outra coisa que notei é que é comum servirem ostras nos pubs. Ainda não sei se é tão comum comerem aqui ou se ainda é só em pubs e pela tradição, mas sei que eles comiam muitos frutos do mar aqui bebendo Guiness (lembrem-se que estamos em uma ilha!). Eu ainda não gosto de ostras. Talvez ainda prefira batatas.


Auto-explicativa
(ok, não foi das melhores fotos)


Por dentro de um irish pub


Se quiser aumentar, é só clicar na foto =)

beijos densos,

Ellen

6 comentários:

  1. Ellen, o gosto da cerveja é diferente? ela tem mais álcool do que a nossa quanto vem nesse copo.Uma garrafa?Só tem escura?
    Os pubs devem ser muito divertidos e alegres,porisso que vc.vai todos os dias heim!
    Beijos , saudades.

    ResponderExcluir
  2. Hahahahahaha Ai Zé, que mané! Até eu entendi o comentário do amplificador...

    Ellen, acho que aprender a bater palma com a Yakuza Coreana não vai ser legal. Eles contam até os anos errados!

    Como não sei que nome vai sair aqui, assino:

    Pâm

    ResponderExcluir
  3. Só uma pergunta Ellen, quem é o garoto que olha fixamente para a câmera enquanto dá um delicioso gole na Guinness? Hummm? Pode ser por e-mail...rsrsrsrss

    Beijos curiosos..kkkk

    ResponderExcluir
  4. Enfatizando:

    "Os pubs devem ser muito divertidos e alegres,por isso que vc.vai todos os dias heim!"
    Bete Oioli.

    Obs: Obedeça sua mãe! rsrsrs
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Vamos por partes...

    1- Mãe,
    A cerveja, a Guiness, que é irlandesa e famosa no mundo é beeeeem amarga. Eu na verdade nem gostei muito, tomei mais pelo folclore. Aqui tem outros tipos de cerveja, inclusive as claras. Tem outra cerveja irlandesa clara que dizem que é pra mulher, eu experimentei e não gostei. O sabor parece de vinho com cerveja! Talvez v. goste...Esse copo aí se chama "pint", e é a medida padrão daqui. Acho que vem uns 400ml de cerveja. Não tenho certeza.
    saudade minha mãe! beijo na cabeça

    2 - Zezo,
    Agradecida pelas observações. Jordaniano foi estúpido, so sory. Além de jamais imaginar encontrar um, acho que tb nunca precisei escrever e/ou se referir a um. Enfim, não justifica. =)
    Sobre o amplificador, é apenas pelo benefício central do produto, ou seja, aumentar o som.
    V. ficaria orgulhoso em ser uma mosca vendo eu bater palma. Coisa de louco. E sim, me sinto parte da yazuka, já que não sei fisicamente diferenciá-los.

    3 - PC,
    Que raio de apelido é esse? Soa tão PGE. Argh!

    4 - Marcela,
    Ele era um simples moço dando um delicioso gole em sua Guiness. Não se anime! Ele continuou a fazer isso durante toda a noite, eu acho. Confesso que só o vi na foto.
    E sim, obedecerei mamãe.
    beijos

    ResponderExcluir
  6. "PÁINT"!!!

    http://en.wikipedia.org/wiki/Pint

    normalmente usado o METRIC PINT q é 500ml (mas eu conheci como 473ml). Ver meus copos de cerveja. Todos têm marcação de 500ml

    beijos

    ResponderExcluir

Faça uma pessoa feliz. Deixe seu comentário!