domingo, 23 de novembro de 2008

Parte 2 - Set off

(...continuando)

Day 3
Ir para o lado oeste da Irlanda exige um pouquinho mais de tempo. Ao total foram umas 3h para chegar em Galway. Ok, não é nada se considerarmos que nesse tempo atravessamos o país. Se não estou enganada Galway é a segunda maior cidade da Irlanda. E também disputada por todos. É a cidade universitária daqui. E sabe aquelas listas do que fazer, onde comer e blá-blá-blá?! Então, por aqueles lados, o Cliff of Moher (pode-se chamá-lo também de penhasco) é o queridinho. Só que contrariando a tudo e a todos, nós não fomos. Não deu tempo. Fomos dar umas voltas mais alternativas pela região e por lá ficamos. Sem arrependimentos.


Um pouco mais pro lado oeste de Galway, fica a região de Connemara. Foi para lá que fomos. Não sei se faz parte do subconsciente coletivo, mas lá é a terra dos famosos pôneis de Connemara (há!). Sinceramente, nem eu me lembrava que tinha essa informação dentro de mim. Tudo bem que minha memória não é lá aquelas coisas. Sabia que os tais pôneis existiam e só. Agora quem eram eles e pra que serviam, nunca refleti profundamente. Meu irmão me ajudou a reviver essa informação. E não é que no meio do caminho encontramos não um, mas sim vários deles! Estava tendo uma exposição em alguma cidadezinha por aqueles lados. Foi algo emocionante. Como a Irlanda tem se revelado um habitat natural para os mais variados animais, claro que não encontramos só os pôneis. Pelo meio do caminho, nos deparamos com milhares e milhares de ovelhas pastando. Algumas estavam em lugares curiosos e pouco prático para se alimentarem, mas enfim. Dizem que elas são estúpidas. Eu as acho engraçadinhas. Levaria uma comigo de volta, fácil. Elas são cheia de estilo e cada uma é de uma cor. Isso porque elas costumam pastar todas juntas, e na hora de separá-las, isso ajuda a identificar quem é de quem. Todas as estradas no interior são de mão única e as vezes vão se estreitando. Para ajudar, há sempre uma ou duas ou três ovelhas-colorida andando por ela. Quando não, algum boi bizarro (vide abaixo).

a tranquilidade de um pônei de Connemara e seu dono


várias versões dos pôneis de Connemara


há!

criatura adorável


o boi
( estranho, hã?!)

Já que caminho estreito é bobagem, resolvemos pegar a Sky Road. Ela começa na cidade de Clifden. São 11km num penhasco a beira mar (sim, o Oceano Atlântico finalmente!!!). Ou seja, por estarmos na mão inglesa, o carro vai sempre do lado esquerdo e o motorista do lado direito. Logo, quem estava lá na janelinha?! Eu! Aquela combinação de altura+água+vento-da-montanha+carro me deixou perturbada. Foram 11km rezando para não ser o caminho do céu, literalmente. Que piadinha fantástica. Nem preciso dizer que a vista era pra lá de bacaninha né?! Diria que foi mais do que suficiente para me fazer olhar lá pra baixo. No final e mais alguns quilômetros a frente, estavamos na cidade de Letterfrack. Do lado fica o Connemara National Park e como já disse antes, parque aqui é eufemismo. Para se ter uma idéia, no "parque" ficam as dozes famosas montanhas (!!!) da Irlanda, conhecidas como Twelve Bens. De lá, fomos para a Kylemore Abbey. É quase um castelo na beira de um imenso lago e de frente para uma das doze montanhas. Na 2a. Guerra Mundial, algumas freiras belgas, fugindo, fizeram de lá abadia. Hoje é um internato para moças (!). Esse deve ser eficaz.



Sky Road e o oceano Atlântico





quase que o final


Kylemore Abbey


árvore que gostei no lago Kylemore

Claro que por estarmos na Irlanda, uma hora ou outra iria chover. Só que estava tão frio, mas tão frio que a chuva congelou. Poético, hã?! Foi aí que eu vi a minha primeira quase-neve irlandesa.

(próxima parada: França!)
beijinhos na esquerda,
Ellen

P.S.1 Ainda intrigada com a história dos pôneis de Connemara, acabo de descobrir que eles existem há mais de 2.500 anos! Óbvio que não os mesmos. Drr.
P.S.2 Para quem não sabe, o gaélico é a língua original da Irlanda. No entanto, hoje em dia quase todos falam em inglês. Há alguns que ainda resistem e esse em sua maioria estão no oeste da Irlanda, como em alguns lugares perto de Galway, por exemplo.
P.S.3 Na Irlanda há mais ovelhas que habitantes.
P.S.4 Alguém ainda lê isso daqui?!

4 comentários:

  1. Sim, eu ainda leio, embora um pouco ressentida. =)

    Eu nunca ouvi falar de pôneis de Connemara... Muito interessante a estratégia da porta de 4m do castelo. Farei isso se um dia tiver uma casa. Super seguro. Se nem os vikings entravam... Ainda evita chatos, crianças e testemunhas de jeová.

    ResponderExcluir
  2. tb nunca tinha ouvido falar de tais pôneis.
    e mais ovelhas q a pop..isso pode ser uma tentativa de dominação.tdo mundo acha bobinha e talz..hmm..será q são msm????

    ResponderExcluir
  3. Interessante ponto de vista Tha. Se for o caso, ao menos teremos um mundo colorido.

    ResponderExcluir

Faça uma pessoa feliz. Deixe seu comentário!