segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Made in Ireland

Já que ninguém se faz mais presente aqui, me dou o direito de mudar momentaneamente de assunto. Não, não estou reclamando. Sei que tenho grande parcela de culpa na dispersão de vocês, mas tenho que confessar que tinha algum tipo de esperança. Aliás, ainda tenho.

Como toda aula de inglês, não importa onde, hoje tivemos uma música. Como não entendo bulhufas sobre o assunto, só sei reconhecer aquilo que eu gosto e aquilo que eu não gosto. Simples assim. Como diriam os irlandeses, a música em questão it´s not my cup of tea, mas dá pra escutar.


The man who can´t be moved (The Scripts)

Assim como os pôneis de Connemara, já havia ouvido essa música em algum momento da minha vida. Para não dizer em vários, creio eu. E se não estou enganada, acho que é meio sucessozinho do momento, não?! Digo isso pois estou desprovida de rádio por essas bandas, logo, como saberia eu da música se não a tivesse escutado pelo mundo afora?! Enfim...para minha surpresa descobri que o sofrido-trio é irlandês! Ou mais especificamente, eles são dublinenses. Há! Que mundo mais pequeno esse. Envolta por esse clima de descoberta e relembrando as palavras que meu irmão (o mesmo que me alertou sobre os pôneis) um dia disse quando contei a origem irlandesa do Halloween e mais algumas coisas conhecidas por todos que são originárias também daqui, resolvi parar para pensar seriamente nisso tudo. E diria que ele tem razão. Há sempre um irlandês por trás de tudo.

Coisas famosas e que são irlandesas: (as quais me lembro no momento)
- o Halloween (sim, foram eles os pioneiros da abóbora iluminada)
- o Dracula (não a pessoa Dracula em si, mas quem o escreveu era irlandês - Bram Stroker. Pasme!)
- My fair lady (um dos musicais mais famosos da Broadway foi escrito por Bernard Shaw, que era dublinense!)
- o sapateado (aquela dancinha de bater os pés, sabem?! Até eu fiz alguns anos de sapateado na minha mocidade. Então, surgiu aqui.)
- Whiskey in the jar (a tal música que ficou famosa pelo Metallica, não é do Metallica. É uma antiga e tradicional canção irlandesa)
- Oscar Wilde (escritor famoso. Se não o conhecerem, acredito que ao menos ouvirem falar de O Retrato de Dorian Gray vocês já ouviram)
- James Joyce (outro escritor...Aliás, a Irlanda é muito ligada a literatura)
- os leprechauns (os tais homenzinhos de verde que moram no final do arco-íris e ao lado do pote de ouro. Sim, eles são criação do folclore irlandês)
- U2 (que novidade!)
- The Corrs
- The Cranberries
- Enya
- Westilfe (eles têm até boyband)
- Colin Farrell (aquele ator cheio de graça)
- Pierce Brosnan (até o 007 era irlandês!!! )
- ah, e a Grace Kelly é meio irlandesa. Ela nasceu nos EUA, pois seus pais (irlandeses) imigraram para lá junto com a família. Muitos a chamam de irish-american...Bom, nesse caso eu acho que são os irlandeses que tentam fazer dela uma irlandesa também.
(...)

Confesso que fiquei boquiaberta com várias das informações acima quando as recebi. E tenho certeza de que essa lista é irrisória perto do que um irlandês pode fazer. Definitivamente, eu gosto desse povo!

beijos em formatos de trevo,
Ellen

P.S. Sabia que minha esperança não era em vão. Mal terminei de escrever e já recebi manifestações. Agora sei que não estou sozinha! E digo mais, ou ganhei um novo leitor-sem-nome ou algum de vocês esqueceu de assinar. Em ambas situações, fico feliz! =)

6 comentários:

  1. Mais sobre sapateado americano (mas também irlandês, e outras modalidades de dança) nos sites do "Divulgando o Sapateado Por Aí":

    blog - posts diários
    http://divulgandotap.wordpress.com

    portal - desde 1998
    http://www.geocities.com/divulgando

    Um abraço e sucesso.

    ResponderExcluir
  2. Ah, e a música nunca ouvi, assim como não conhecia os pôneis... Mas ela parece muito com todas as músicas do James Blunt...

    ResponderExcluir
  3. Escrevendo em dois dias seguidos?
    Está melhorando,hã?!
    Ganhou um novo leitor...

    ResponderExcluir
  4. essa do sapateado, tem um sapateador que está fazendo maior sucesso ai, nao lembro o nome do famoso.
    Ha! Eu voltei, Ellen!=D

    ResponderExcluir
  5. Fico emocionada em vê-los de volta.

    Anônimo
    Sinto-me lisonjeada com sua presença,com sua contribuição e com seu senso de humor. Seja bem vindo! =)

    Perepepê
    Sim, Keane, James Blunt e agora Scripts são no fundo a mesma coisa. Depois que v. mencionou isso, fiquei na dúvida se era essa música que havia escutado antes ou se era algum heterônimo. Mas era sim. Já a ouvi inúmeras vezes de novo.

    Tha!!!!
    Estou sem palavras...

    ResponderExcluir

Faça uma pessoa feliz. Deixe seu comentário!