Há umas 2 semanas atrás, recebi minha primeira conta de luz. Simples seria se eu a consegui ler. Veio em holandês. Em francês já seria na base da adivinhação, mas em holandês é sacanagem.
Ok, conta de luz. Deve ser simples. Eram 3 folhas. Uma com o consumo, uma pequena com um monte de coisa escrita e outra em vermelho que parecia ser o boleto. A única coisa possível de entender, 11 de fevereiro. Assumi como prazo do pagamento, e daí onde pagar?
Aqui há várias lojas a la vende tudo. Jornais, revistas, créditos para celular e etc. Por instinto achei que pudesse pagar em qualquer uma. Afinal, no Brasil paga(va?)-se até em lotéricas. Procura na internet aqui, procura na internet dali e nenhuma informação do que fazer. Ok, o banco. Segundo instinto. Ainda assim, ligo para minha mais nova consultora de assuntos burocráticos, Carol.
- Ei, tenho uma pergunta ridícula. Onde eu pago a conta de luz?
- Eu pagava no banco até descobrir como pagar online.
- Eu pagava no banco até descobrir como pagar online.
Fui para o banco. Fila na recepção, como em todos os lugares desse país. Chega minha vez e ela confirma que eu posso pagar ali. Ótimo.
Fila agora pro caixa. Entreguei as 3 folhas.
- Você tem seu cartão de identidade com você?
(Hã?! Como assim?! Preciso de passaporte, cartão de identidade e essas coisas pra pagar uma conta?)
(Hã?! Como assim?! Preciso de passaporte, cartão de identidade e essas coisas pra pagar uma conta?)
- Não. Eu não trouxe nada comigo. Eu só vim pagar a conta, daí eu só tenho o dinheiro para pagar a conta. Não serve?
- Não. Eu preciso de sua identificação.
- Outra alternativa?
- Tem o correio na rua de trás. Eles aceitam.
- Não. Eu preciso de sua identificação.
- Outra alternativa?
- Tem o correio na rua de trás. Eles aceitam.
Chego no correio. Fila.
- Oi. Eu vim pagar a conta de luz, mas não tenho nada comigo que não seja o dinheiro para pagar a conta de luz. Isso já ajuda?
- Tudo bem. Você pode pagar aqui.
(Ok então)
- Tudo bem. Você pode pagar aqui.
(Ok então)
Entrego as 3 folhas.
- Você não assinou aqui.
- Onde?
- Essa daqui. É o contrato. Você tem que assinar. (me mostrando uma das 3 folhas)
- Ah! Isso é o contrato? Como eu vou assinar um contrato se eu não sei o que está escrito?
- É só um papel falando que você confirma tudo que foi falado ao telefone quando abriu a conta.
- Você não assinou aqui.
- Onde?
- Essa daqui. É o contrato. Você tem que assinar. (me mostrando uma das 3 folhas)
- Ah! Isso é o contrato? Como eu vou assinar um contrato se eu não sei o que está escrito?
- É só um papel falando que você confirma tudo que foi falado ao telefone quando abriu a conta.
Assinei. Se não, não teria luz e nem gás.
- Ei, você sabe porque minha conta veio em holandês? Quando estavamos acertando os detalhes, nunca foi falado holandês. Sempre francês ou inglês. Menina estúpida do telemarketing.
- Ahã!... Eu vou mudar pra você…. Holandês?!?! (e deu uma baforada de reprovação).
Eu ri, e proferimos, ainda que em silêncio, palavras de reprovação ao acontecido.
Assim, a mocinha do correio - que me fez esperar horas na fila - foi até agora a única pessoa simpática e pró-ativa que encontrei por aqui. E também, foi essa a primeira vez que eu vi algum sinal real de desentendimento entre as línguas.
beijinhos de quem vai pagar online na próxima vez,
Ellen
Ellen
Ai meu Deussss, burocracia até para pagar a conta??? Tadinha, eu juro que não sabia dessa besteira da identidade... Mas como você anda com dinheiro, sem identidade? Capaz de até ir presa por estar sem identificação por aqui kkkk E outra... Assinou papel sem ler???? Ai ai ai... Pra cancelar são 3 meses de aviso prévio heim. E ainda por cima xingou a belga dizendo que a lingua era holandesa hahahahaha eu RI!!!!
ResponderExcluirBeijos burocráticos pra vc! "à lá Ellen" :P
Adorei o blog. Gosto da maneira como você escreve.
ResponderExcluirMoro em bruxellas também.
Daqui a pouco a temperatura sobe um pouco e a vontade de ajudar e ser simpático das pessoas mais amargas sobe junto.
Boa sorte por aqui.
heey.. eu mudei de msn pq aquele dava muito erro e agr que vc disse, acho que MUITOS emails que me mandam estão voltando! :S
ResponderExcluirmanda nesse: marry_seila@hotmail.com
;D
Carol: haha...complicado esse país, mas logo eu pego o jeito!
ResponderExcluirFilipe: Obrigada pela visita e pelo comentário! Muito bom saber que você gostou, pois os elogios da minha mãe eu já estou começando a considerar parciais! ;) Estou de dedos cruzados para que a temperatura suba, antes que eu me torne uma deles!
Tita: sim, meu email voltou. Estou mandando outro. beijo